Criar um Site Grátis Fantástico
Votação
O que você esta achando do site?
excelente
médio
ruim
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (128 votos)

ONLINE
1








Resumo MEMÓRIAS DO SOBRINHO DE MEU TIO, DE JOAQUIM

Resumo MEMÓRIAS DO SOBRINHO DE MEU TIO, DE JOAQUIM

   O “sobrinho do tio”, como o narrador/protagonista se refere a ele mesmo, sente orgulho em dizer que pertence a “Escola do Eu”, uma ideologia própria em que o que importa são os seus ganhos. O sobrinho do tio não tem partido político ou amizades dentro do governo, ele manipula suas alianças dentro nesse meio conforme lhe convém. É um vira casaca, um homem que sabe pouco sobre a situação política da província onde vive (Rio de Janeiro), mas tem a cara de pau necessária para compactuar com aqueles que vão alçar sua carreira política – e seu bolso – e lhes virar as costas quando for necessário. Ajudando-o nesse plano de chegar à cadeira de deputado está Chiquinha, sua prima e também herdeira de seu tio, tão maquiavélica e calculada quanto ele, cujo pedido de casamento aceita para aumentar a fortuna e entrar no mundo político para conseguir um título de baronesa. Em contraponto há Paciência, um velho amigo de seu tio declaradamente liberal e crítico ferrenho do governo brasileiro, um homem que o protagonista suporta pelo interesse que tem na sua herança e para acalorar as discussões em seus saraus.

   Macedo não economiza palavras e analogias para retratar um político da época e as suas atividades corruptas. Entre discussões sobre a situação dos escravos, dos trâmites da Guerra do Paraguai e das conveniências do apoio ao governo, o autor faz críticas fortes à política praticada tanto através de Paciência, o declarado insatisfeito e contrário ao governo; quanto do próprio protagonista, que escancara a corrupção ao compactuar com ela, mas ofendendo seus iguais ao mesmo tempo – pois, para ele, os políticos só merecem respeito até onde lhe convém, depois de alcançado o objetivo, todos não passam de ferramentas usadas e descartadas.

   Memórias do sobrinho de meu tio traça um plano simples repleto de mentiras e fingimentos para que um jovem ambicioso chegue ao lugar que almeja ocupar. As intrigas de que faz parte, o apadrinhamento, o uso da imprensa para a construção de uma imagem, isso tudo está no livro e são peças fundamentais para que o protagonista chegue até o cargo de deputado que tanto deseja. O mais interessante do romance é o comportamento do sobrinho e sua visão de para que serve a política, sem um pingo de remorso ou culpa, nenhum momento de preocupação com os cidadãos ou com alguma ideologia levantada pelos partidos, já que para ele não importam pessoas ou ideias, mas apenas os seus ganhos. Há sim deboche desse sistema mantido por políticos acomodados através das caracterizações que Macedo faz dos “colegas” do sobrinho. O livro, então, é familiar às denúncias de corrupção que vemos ainda hoje e que, apesar de há tanto tempo escrito, permanece atual.

                                      Baixe o livro em pdf --->  Download

                                                                            11/10/17    16:24